sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Tom & Jerry


Pobre mafalda. E pensar que as crianças que a leram são hoje os adultos que não movimentam um braço pra tirar do ar essa programação que de tão repetida já cansou a todos. Havia me decidido a não falar sobre guerras e essas coisas que todos já estão fartos de ver nos jornais, mas achei realmente necessário fazer uma nota. 
Alguns se sentiram até ofendidos em textos anteriores quando comparei o ser humano a um animal. De fato, sou obrigado a me retratar. Comparar a atitudes animalescas o que só a brutalidade racional do homem é capaz de causar seria infantilidade. Esse tipo de atitude só comprova que o homem por si só não será nunca capaz de atingir patamares divulgados por uma minoria de homens iluminados. Não vou entrar em méritos religiosos ou afins, mas é muito mais que decepcionante para aqueles que ainda mantém um resquiço de lucidez - Ou então, inocência animal - perceber a incapacidade humana de se espelhar nos bons exemplos. Sejam eles homens como Ghandi, Sidarta, Jesus, ou ainda, símbolos cômicos mas não menos válidos como a própria Mafalda.
E isso só me leva a indecisão no que diz respeito a comparar ou não o ser humano a um ser irracional. O homem que se diz tão inteligente, tão capaz, vive por milênios com a mesma atitude, sem nunca ter aprendido uma vírgula do que todos esses citados tentaram ensinar, se pondo apenas a repetir que qualquer tipo de solução proposta é"Impraticável". A conclusão do assunto, então, é que enquanto o homem não for racional o suficiente para aprender dos seus próprios exemplos, estaremos fadados a assistir décadas seguidas de Tom & Jerry no teatro que o mundo se tornou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário